O modernismo foi
um movimento literário e artístico do início do séc. XX, cujo objetivo era o rompimento
com o tradicionalismo (parnasianismo, simbolismo
e a arte acadêmica), a libertação estética, a
experimentação constante e, principalmente, a independência cultural do país.
Apesar da força do movimento
literário modernista a
base deste movimento se encontra nas artes plásticas, com destaque para a pintura.No Brasil, este movimento possui como marco simbólico a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922,
na cidade de São Paulo, devido ao Centenário da Independência. No entanto,
devemos lembrar que o modernismo já se mostrava presente muito antes do
movimento de 1922. As primeiras mudanças na cultura brasileira que tenderam para o modernismo datam
de 1913 com as obras do pintor Lasar Segall; e no ano de 1917, a pintora Anita Malfatti , recém-chegada da Europa,
provoca uma renovação artística com a exposição de seus quadros. A este período
chamamos de Pré-Modernismo (1902-1922), no qual
se destacam literariamente, Lima Barreto, Euclides da Cunha, Monteiro Lobato e Augusto dos Anjos; nesse período ainda podemos
notar certa influência de movimentos anteriores como realismo/naturalismo, parnasianismo e simbolismo.
- Primeira Fase do Modernismo
A partir de 1922, com a Semana de Arte
Moderna tem início o que chamamos de Primeira Fase do Modernismo ou Fase
Heróica (1922-1930), esta fase caracteriza-se por um maior compromisso
dos artistas com a renovação estética que se beneficia pelas estreitas relações
com as vanguardas européias (cubismo, futurismo, surrealismo, etc.), na literatura há a criação
de uma forma de linguagem, que rompe com o tradicional, transformando a forma
como até então se escrevia; algumas dessas mudanças são: a Liberdade Formal
(utilização do verso livre, quase abandono das formas fixas – como o soneto, a fala coloquial, ausência de pontuação,
etc.), a valorização do cotidiano, a reescritura de textos do passado, e
diversas outras; este período caracteriza-se também pela formação de grupos do
movimento modernista: Pau-Brasil,Antropófago, Verde-Amarelo, Grupo de Porto
Alegre e Grupo Modernista-Regionalista de Recife.
- Segunda Fase do Modernismo
Na década de 30, temos o início do
período conhecido como Segunda Fase do Modernismo ou Fase
de Consolidação(1930-1945), que é caracterizado pelo predomínio da prosa de
ficção. A partir deste período, os ideais difundidos em 1922 se espalham e se
normalizam, os esforços anteriores para redefinir a linguagem artística se une
a um forte interesse pelas temáticas nacionalistas, percebe-se um
amadurecimento nas obras dos autores da primeira fase, que continuam
produzindo, e também o surgimento de novos poetas, entre eles Carlos Drummond de Andrade.
- Terceira Fase do Modernismo
(1945- até 1960); alguns estudiosos
consideram a fase de 1945 até os dias de hoje como Pós-Modernista, no entanto, as fontes
utilizadas para a confecção deste artigo, tratam como Terceira Fase do
Modernismo o período compreendido entre 1945 e 1960 e como Tendências
Contemporâneas o período de 1960 até os dias de hoje. Nesta terceira fase, a
prosa dá sequência às três tendências observadas no período anterior – prosa
urbana, prosa intimista e prosa regionalista, com uma certa renovação formal;
na poesia temos a permanência de poetas da fase anterior, que se encontram em
constante renovação, e a criação de um grupo de escritores que se autodenomina
“geração de 45”, e que buscam uma poesia mais
equilibrada e séria, sendo chamados de neo parnasianos.
Pós-modernismo
O pós-modernismo pode ser definido como as
características de natureza sócio-cultural e estética, que marcam o
capitalismo da era contemporânea, portanto esta expressão pode designar todas
as profundas modificações que se desenrolam nas esferas científica, artística e
social, dos anos 50 até os dias atuais. Este movimento, que também pode ser
chamado de pós-industrial ou financeiro, predomina mundialmente desde o fim do Modernismo. Ele é, sem dúvida, caracterizado pela avalanche
recente de inovações tecnológicas, pela subversão dos meios de comunicação e da informática, com a crescente influência do
universo virtual, e pelo desmedido apelo consumista que seduz o homem
pós-moderno.
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